Viracopos

Notícias

Início >> Noticias >> Viracopos >> Desapropriação em torno de Viracopos tem 81% de êxito
quinta-feira, 25 Agosto, 2011 - 21:00

Desapropriação em torno de Viracopos tem 81% de êxito

Para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) foi  necessário a realização de algumas desapropriações de terrenos que estão ao seu redor, segundo a Advocacia Geral da União (ACU) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) as conciliações já chegam há 81% de êxito.

Já foram avaliadas 650 ações de desapropriação de terrenos em volta de Viracopos, segundo o advogado da União, Marcos César Botelho, com o mutirão a perspectiva da AGU e da Infraero é que aconteça o rápido encerramento dos processos, para que assim as futuras obras de ampliação possam começar.

Primeiro foi identificado os proprietários e possuidores dos terrenos, após isto a AGU e a Infraero protocolaram as ações na Justiça, em muitos casos os processos já foram encerrados com transferência de posse à empresa. A União será proprietária dos terrenos.

Já foram programas, até outubro, uma serie de novas audiências na Justiça de Campinas com a participação dos desapropriados. O objetivo é identificar corretamente os beneficiários das indenizações, bem como a acordos quanto ao preço dos terrenos que está sendo pago pela Infraero.

Os terrenos que estão sendo desapropriados pela União e pela Infraero comportarão a construção de duas novas pistas, um segundo terminal de passageiros e um novo terminal de cargas, além de estacionamentos e outros equipamentos aeroportuários.

De acordo com a empresa, a projeção é de que até 2025 Viracopos seja o mais movimentado aeroporto da América Latina.

A Procuradoria Regional da União na 3ª Região também atuará nas ações de desapropriação que se iniciarão para reforma e ampliação do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.