Começa a restrição aos caminhões pesados no Centro de Porto Alegre (RS)

Começa a restrição aos caminhões pesados no Centro de Porto Alegre (RS)

Quem circular pela área central de Porto Alegre hoje, no período das 7h às 19h, irá notar algo de diferente no trânsito local. Depois da fase de campanhas de orientação e educação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) inicia hoje o monitoramento da lei que restringe a circulação de veículos pesados na área central.

O trânsito de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) acima de 10 toneladas, ou comprimento superior a sete metros, está proibido no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 14h. Os agentes de fiscalização já estão autuando os motoristas que descumprirem a norma. As multas variam de média a grave, dependendo do descumprimento. A infração considerada média custa cinco pontos na carteira de habilitação do condutor, além de R$ 85,13. A infração grave custa cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 127,69. A circulação, nesses dias e horários, somente será permitida nas avenidas Loureiro da Silva, Luiz Englert, Mauá e João Goulart, nas ruas Sarmento Leite e Paulo Gama e no Túnel da Conceição.

Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, de guincho e destinados ao socorro mecânico e de transporte de valores não necessitam cumprir a norma. Já os caminhões de mudança, que transportam concreto e cargas especiais, além dos veículos de abastecimento de gás a granel, precisam de autorização especial da EPTC, com rota e horário especificado.

"A restrição a veículos pesados será mais uma de nossas atribuições de rotina. Por essa razão, não realizaremos blitze específicas, mas ficaremos atentos para que a norma seja respeitada por todos", afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.


Publicado em: 02/06/2011

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar

Leia outras notícias

newsletter

Newsletter Viracopos
Assine nossa news e receba informações em seu e-mail.
Patrocinadores